terça-feira, 29 de abril de 2008

Emoção e Sentimento

A Emoção pode ser um conjunto de reacções fisiológicas e psicológicas e é causada por estímulos internos (pensamentos, recordações) ou externos (acontecimentos que ocorrem externamente ao sujeito). Estes sintomas ocorrem durante um curto período de tempo, embora acompanhados de uma elevada intensidade.
Os outros conseguem aperceber-se quando vivenciamos uma emoção, pois os sintomas fisiológicos, como corar, transpirar, correr, fugir,etc. denunciam-nos... É algo que não conseguimos esconder...

O Sentimento.... esse é privado, só nosso... e os outros só o sabem se o quisermos partilhar!
É menos intenso, quanto à sua duração é muito mais longo... Segundo António Damásio (neurologista com grandes estudos nesta área), o sentimento acontece após a emoção! Segundo este autor acontece-nos o seguinte:

Acontecimento indutor (causa) ---> Emoção ---> Reacções Fisio-Psicológicas ---> Sentimento -----> Sentimento do Sentimento ---> Sentimento Tornado Consciente.

Ou seja;

Urso --> Medo --> Fugimos e Pensamos que podemos morrer --> Sentimo-nos em pânico (P.ex) --> tomamos consciência daquilo que estamos a sentir e a viver.

Será que acontece sempre assim???

Completem esta informação, podem mesmo completar com alguma experiência pessoal;

Saudações Psicológicas ;)