terça-feira, 29 de abril de 2008

Emoção e Sentimento

A Emoção pode ser um conjunto de reacções fisiológicas e psicológicas e é causada por estímulos internos (pensamentos, recordações) ou externos (acontecimentos que ocorrem externamente ao sujeito). Estes sintomas ocorrem durante um curto período de tempo, embora acompanhados de uma elevada intensidade.
Os outros conseguem aperceber-se quando vivenciamos uma emoção, pois os sintomas fisiológicos, como corar, transpirar, correr, fugir,etc. denunciam-nos... É algo que não conseguimos esconder...

O Sentimento.... esse é privado, só nosso... e os outros só o sabem se o quisermos partilhar!
É menos intenso, quanto à sua duração é muito mais longo... Segundo António Damásio (neurologista com grandes estudos nesta área), o sentimento acontece após a emoção! Segundo este autor acontece-nos o seguinte:

Acontecimento indutor (causa) ---> Emoção ---> Reacções Fisio-Psicológicas ---> Sentimento -----> Sentimento do Sentimento ---> Sentimento Tornado Consciente.

Ou seja;

Urso --> Medo --> Fugimos e Pensamos que podemos morrer --> Sentimo-nos em pânico (P.ex) --> tomamos consciência daquilo que estamos a sentir e a viver.

Será que acontece sempre assim???

Completem esta informação, podem mesmo completar com alguma experiência pessoal;

Saudações Psicológicas ;)

3 comentários:

Filipa disse...

Querida Márcia,
Sou estudante do 12º ano de escolaridade e, ao fazer uma pesquisa para um trabalho de psicologia encontrei este teu espaço. Escusado é dizer que eu adorei e que além de interessante foi de fácil compreensão.
Desculpa o atrevimento, mas eu tenho de apresentar um trabalho a partir de um método experimental ou inquérito em psicologia e não sei qual será o melhor tema para apresentar. Se me pudesses aconselhar eu agradecia imenso.
Beijinhos

filipaslv3@gmail.com

Valter disse...

Tudo acontece na vida por destino ou acaso? É uma pergunta que nunca vamos saber responder, pois esta alem de nossos pensamentos, a emoção nos ajuda a reconhecer os sentimentos, quando existe uma emoção por mais fraca que ocorra, existe o sentimento pois , a cada ação existe uma reação, sentimentos não são faceis de se adivinhar em uma pessoa, mais com um simples olhar ou um simples jesto ja dis tudo. O sentimento pode ocorrer de raiva, medo, magua,ódio, amor, paixão e etc. E nisso já entramos em uma corrente de pensamentos, que existe parece que é um transe que você entra, quando amamos uma pessoa, ou pelo menos achamos isso, sentimos calafrios, o coração acelera vem aquela emoção da felicidade, e como todos sabemos isso não é dificil saber, temos medo de viver e fazer o que queremos, pelo medo, o mais forte e que causa problemas, pois temos que agir conforme o nosso coração, pois em um erro vem a sequencia de arrependimentos, e os pensamentos de que tudo teria dado certo se foce de outra forma, por isso devemos dar mais valor aos nossos sentimentos sejão eles o minimos, pois a vida é uma só, e vamos viver ela intensamente como se deve.

Anónimo disse...

Através de estudos de várias teorias cheguei a conclusão que emoção é instinto de sobrevivência e defesa, é ilógica e irracional,como por exemplo o sobressalto mediante a um susto, ou a raiva(tensão emocional) ao sentir-se atacado(a). Sentimento é a junção da emoção com o pensamento,não é ilógico e é duradouro como por exemplo a amizade,que envolve admiração.Se o amigo deixa de respeitar e admirar o sentimento muda.mas no geral há muita confusão,pois emoção,pensamento e sentimento se alimentam mutuamente, com feedback. abraços psicológico para vocês!