quarta-feira, 11 de julho de 2007

Qual o interesse na Psicologia?

O meu interesse de psicologia surgiu no meu 12º ano quando fui obrigada a frequentar esta disciplina. No início pensei que iria ser uma seca pois nunca gostei muito de filosofia - achava que era semelhante. Com o decorrer do ano o meu interesse foi aumentando, pois os temas eram muito apelativos desde a parte fisiológica (nomeadamente sistema nervoso) até à parte do estudo das relações entre pessoas e de certos fenómenos como desenvolvimento, aprendizagem, personalidade, motivação, etc.
Hoje estou na faculdade a estudar psicologia (não havia outra opção que me despertasse interesse) e, na verdade, estou a adorar. A escolha não poderia ter sido mais acertada!
O meu principal interesse nesta área é a ajuda a pessoas com dificuldades em se relacionar com os outros e a resolverem os seus problemas, tentar perceber o porquê de certas atitudes, a origem de certas problemáticas principalmente a nível comportamental, etc.
Gostaria Agora de saber o porquê do vosso interesse e escolha deste curso se for o caso.
Fico à espera!

9 comentários:

Anónimo disse...

sou do brasil!achei interessa seu trabalho!parabens!!DANIEL MOREIRA

Anónimo disse...

bem eu como sabes nao tou na faculdade, mas como tu tb adoro psicologia, e se seguisse os estudos era isso k seguiria.
axo muito bem teres feito este blog, pois mostra o teu verdadeiro interesse pela psicologia e sobre o k ela signica.
ate comentaria um pouco do teu trabalho, mas axo k nao vale a pena ne?
continua com esse interesse, pois mostra o quao dedicada es.
e quem sabe um dia nao possas vir a ser a minha psicologa? lol
ja es a minha priferida.


beijinho grande


vania

Márcia Maio disse...

Claro k vale a pena linda... e é por isso k o fiz! sempre k possas deixar o teu testemunho não hesites... é td teu... bjinho

Anónimo disse...

Márcia, vim cá ter ao blog, por recomendação do Pedro Crispim, por isso acho que vim bem…e porque gosto do tema Psicologia, ou não fosse eu licenciada em Psicologia!

Quanto à pergunta o porquê da escolha da Psicologia, acho que senti um “chamamento”, já era e sou licenciada em Gestão, já dei aulas e agora trabalho num banco e um dia vi que não era aquilo que queria (e não é, mas continuo a trabalhar lá, há contas para pagar e muitos sítios para viajar) e decidi ir “atrás” do que realmente gostava e que achava que me ia ajudar a ter mais “ferramentas” para compreender o mundo em que vivo e a mim própria.

Só posso dizer que foram 5 anos a aprender coisas maravilhosas, que adorei o curso e que apesar de nunca mais ter sido promovida no banco, de bem pelo contrário ter sido despromovida, que apesar do cansaço, porque estudar à noite e trabalhar de dia é duro e que correr por gosto, também cansa, não me arrependo um segundo da minha opção, que voltava a fazer tudo outra vez.

Quando passo pela Universidade tenho imensas saudades de lá estar a aprender (algo que em Gestão nunca me aconteceu), acho que das coisas que mais tenho orgulho na vida é ser licenciada em Psicologia.

Aqui vai um sitio a visitar

http://psicologiaritadias.blogspot.com/

Beijos e boa sorte!

CristinA.

Unknown disse...

Penso que o interesse por esta profissão já vem muito detrás, mesmo quando ainda não fazemos ideia "daquilo que queremos ser".

É uma profissão muito particular, pelo desenvolvimento necessário de qualidades humanas e relacionais que desde cedo começam a emergir. No meu caso, desde criança que sempre fui muito observadora e curiosa acerca dos comportamentos, atitudes e emoções do ser humano. Mais tarde essas características evouluíram para uma necessidade de não só compreender como ajudar o próximo, mas sentia que essa ajuda era sempre baseada na experiência pessoal e no senso comum. O curso permitiu-me fazer a distinção.

Penso ainda que quando se tem um verdadeiro interesse por esta profissão é inevitável termos genuínamente vontade de nos conhecermos a nós próprios. Se evitarmos tocar com o dedo nos nosso conflitos internos e capacidade de crescimento, não estamos a respirar a verdadeira essência da psicologia.

Anónimo disse...

Olá Cristina!Fui eu k informei o Pedro Crispim a vir a este blog é o blog da minha prima e parece k ele tb expalhou o endereço do Blog k bom k ele fez isso.
Chau um beijo muito grande parabens Sofia pelo o blog

Alexandre disse...

Boa escolha no curso. Sou professor de EFD e também me interesso muito pela area comportamental, especialmente o relacionado com as emoções (inteligencia emocional) e a liderança (como treinador de futebol que sou). Espero poder retirar ideias dos teus posts!

Bjs!
Nelson Ramos
http://educacaomovimento.blogspot.com/

karolina disse...

Olá, eu sou licenciada em psicologia e sempre me interessei por questões ligadas ao comportamento humano e pelas psicopatologias... mas foi no ensino secundário, quando comecei a frequentar as aulas da disciplina de psicologia, que decidi enveredar por este curso... Não sei se foi a melhor decisão que tomei... digo isto pela falta de oportunidades a nível de emprego nesta área... de qualquer forma, não me arrependo... aprendi muita coisa, fiz amigos, vivi bons momentos... e estudei aquilo que sempre quis!

Saudações psicológicas

Ken Thell disse...

OI, eu tb gosto muito d psicologia e sem ela eu não seria nada, ainda não estou fazendo faculdade da mesma , mas pretendo. Bjs a todos e espero um dia encontrar vcs caros amigos e futuros colegas d profissão...